Atividade
Informática Educativa - ISERJ
Caros alunos, para dar início as atividades do nosso blog basta acessar os links abaixo e visitar os sites que disponibilizam conteúdos de aprendizagem:
Futuratec
Caros alunos, para dar início as atividades do nosso blog basta acessar os links abaixo e visitar os sites que disponibilizam conteúdos de aprendizagem:
Portal do Professor - MEC
Futuratec
Banco Internacional de Ojetos Educacionais
Durante a pesquisa, destaque conteúdos que podem ser
trabalhados na Educação Infantil e/ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Olá professora, eu usaria em uma aula o áudio "Bicho feio, bicho bonito", para despertar o interesse pela histórias narradas, como é o objetivo desta no site, mas também para incentivá-las a pensar nos preconceitos que temos do que é belo, do que é bom. Também pediria a elas que desenvolvessem histórias que pudéssemos contar em sala de aula. Este conteúdo está no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18578
ResponderExcluirOlá, querida.
ExcluirA atividade proposta, envolvendo o arquivo em áudio, desenvolve a oralidade nos alunos e, sobretudo, o senso crítico sobre a questão do preconceito quanto aos padrões estéticos. Muito interessante!
Espero que os colegas também apreciem...
PS: Peço que informe sua turma (manhã ou tarde) para que eu possa computar a participação na atividade.
Sou da tarde, temos aulas às quarta-feiras às 14:00 na sala 211. Obrigada.
ResponderExcluirOk, Amanda. Agradeço pela informação.
ExcluirA participação na atividade já foi computada.
Abraço.
Olá professora Adriana.
ResponderExcluirUsando um material de áudio (Festa Encantada), usaria os seguintes recursos:
.-Rodinha para ouvir a história e comentar sobre ela
-Elaboração de um teatro de fantoches, partindo da imaginação dos alunos em cima da história ouvida
-atividades para identificar cada animal, seu habitat
-discutir a atitude do dragão e do restante dos bichos da floresta
-desenhos contando a parte da história que mais gostou.
Este áudio está no Banco Internacional de Objetos Educacionais, link:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11560
acessado às 23:26 de 22/03/2013
Aluna: Joselle Márcia Silva
Pedagogia - 1° período vespertino
Olá, Joselle.
ExcluirA sugestão de atividade apresentada por você atende bem ao trabalho nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Creio que para ser bem desenvolvida, a atividade em questão levará mais de 01 aula, confere?
Ótima participação.
Ah sim, seria legal tirar pelo menos uma semana( ou mais, ou menos, respeitando o rítmo deles) trabalhando de formas diferentes o mesmo assunto
ExcluirIsso mesmo, querida. O trabalho seria bem rico e envolvente.
ExcluirAbraço
Professora Adriana eu acharia interessante colocar o vídeo sobre suborno, encontrado no site Banco Internacional de Objetos Educacionais em Ética-Vídeo-Suborno, para uma turma do quarto ou quinto ano e promover um debate com os alunos e anotar as opiniões de cada um deles, buscando a formação da cidadania.
ResponderExcluirSou o Sergio L. S. Fontes do ISERJ – Pedagogia 1º Periodo Manhã
Sérgio, peço que você informe o endereço eletrônico do arquivo para que todos possamos acessá-lo.
ResponderExcluirNo aguardo.
O Filme para Baixar está no Endereço - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13783
ExcluirBoa sugestão, Sérgio. Cada vez mais se faz necessário promover o debate e a reflexão sobre questões éticas em sala de aula. Só assim seremos capazes de despertar o senso crítico junto aos nossos alunos.
ResponderExcluirAbraço,
Olá Professora Adriana.
ResponderExcluirEu usaria o arquivo de texto"NO REINO DAS LETRAS FELIZES" em slides,para apresentar de forma lúdica,as vogais e consoantes(o alfabeto).Por ser um texto que facilmente atrai as crianças,por sua contextualização,com gravuras ,faz com que as crianças se interessem pelo mundo mágico das letras,além de usar o estímulo visual para trabalhar as cores.
Sonia Regine-turno:tarde
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eu00005a.pdf
Boa sugestão, Sonia. Além de estimular a prática da leitura, a atividade promove a identificação das letras.
ExcluirAbraço.
http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me001195.mp4
ResponderExcluirQuem são eles? (Índios no Brasil )
Trabalharia esse vídeo com turmas do 3º ao 5º ano, desenvolvendo junto aos educandos temas como : a cultura, a história e a influência indígena na história do Brasil.
Pollyana C. Bezerra - 1º período - manhã(turma 3111) Pedagogia - ISERJ manhã
De fato, Pollyana. cada vez mais é necessário trabalhar a diversidade cultural na sala de aula. O vídeo é ótimo, pois ilustra muito bem a pluralidade existente no Brasil.
ResponderExcluirAbraço.
Oi, professora
ResponderExcluirdentre muitos conteúdos interessantes que encontrei, existe um que certamente, assim que eu tiver oportunidade trabalharei em classe. Trata-se da animação da "Turminha da Vida" que fala sobre a reciclagem, meio ambiente e o que achei também muito importante: as escolhas. E em cima deste tema que eu trabalharia com a turma, mostrando que todas as escolhas que fazemos tem consequências (e estas podem ser boas ou ruins). Faria uma aula bem prática perguntando sobre suas escolhas e os resultados que tiveram. Esta animação está em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=31909
Um abraço
Adriana Andrade
Ufa, Adriana... Finalmente conseguiste publicar seu comentário. Leagal!!!!
ExcluirO vídeo é ótimo e tenho certeza de que a aula seria bastante rica e agradável para as crianças. Nesse sentido, é importante despertar a reflexão sobre pequenas atitudes e comportamentos do cotidiano.
Abraço,
Adriana, informe a sua turma (manhã ou tarde) para que eu possa computar sua participação.
ResponderExcluirOi, professora,
Excluirsou da turma da tarde, só lembrei de colocar esse detalhe após ter conseguido lhe enviar meu comentário.
Abraços
Adriana
Olá professora Adriana!
ResponderExcluirTrabalharia com os alunos do 5º ano do ensino fundamental o vídeo "Armas, tô fora", visto que a discussão sobre a questão das grandes mudanças na legislação sobre armamentos hoje nos E.U.A. está em voga, e trazer esse vídeo ajudaria a introdução de tal tema com os alunos.
Planejamento da aula:
- Apresentação do tema aos alunos;
- Reprodução do vídeo;
- Abertura de debate para discussões com os mesmos sobre o tema e alguns casos reais do uso indevido de armamentos.
Objetivos da aula:
- Reflexão sobre o armamento e legislação vigente;
- Trazer aos alunos integração de assuntos atuais;
- Desenvolvimento de interesses por busca de atualidades, visto que o assunto está em foco pela maioria dos canais de informação;
- Intrinsecamente tratar assuntos como bullying e suicídios infanto-juvenis.
Eu sou Débora Calheiros - 1º período - Manhã.
Vídeo citado: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20804
Obrigada.
Muito interessante, Débora! É preciso conscientizar nossos alunos sobre a violência crescente, sobretudo, nas salas de aulas.
ExcluirAbraço,
Prof. Adriana,
ResponderExcluirAcredito muito que o ludico é um facilitador da aprendizagem. Em minha pesquisa pelos diversos sites me interessei pelo seguinte: mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/ Caminho a seguir: banco de atividades / espaço e forma / brincadeira: chefe manda. A proposta é de atividades (brincadeiras) com crianças nas séries iniciais, com uso de materiais simples, que permitem explorar os conceitos de movimento, velocidade, força e aceleraçao.
A primeira brincadeira é baseada no jogo “STOP!”. No stop, as crianças correm em direções aleatórias e ao ouvirem o “STOP!” param na posição em que estiverem. Na nossa adaptação, as palavras de comando serão: “REPOUSO!” e “MOVIMENTO!”.
Na quadra de esportes ou no campo de futebol, dispor as crianças paradas em círculo e ordenar “MOVIMENTO!”. Ao ouvirem este sinal, elas devem se colocar a correr em direções aleatórias. Ao ouvirem o sinal “REPOUSO!” devem parar imediatamente e permanecerem imóveis. Aquele que se mexer primeiro deverá correr em torno de toda a turma e após esta corrida assumirá o comando da brincadeira.
Assim, as crianças terão contato com a idéia de repouso e movimento. Claro que aqui não estamos nos preocupando com referencial inercial.
A segunda brincadeira é a corrida de fundo. Aqui vamos pedir que as crianças corram em trios de um ponto a outro na quadra ou campo. As demais classificarão do mais rápido ao mais lento para introduzirmos, dessa forma, a idéia de velocidade.
Na terceira brincadeira, pediremos que uma das crianças tente colocar uma pedra de construção em movimento. Deixemos que a criança pense qual a melhor maneira de fazê-lo. Que tipo de solução você pensaria?
Uma maneira (não a mais fácil) é puxar a pedra com uma corda. Enquanto a pedra está em repouso, você pode fazer perguntas às crianças sobre o estado da pedra. Antes de puxar a corda, podemos perguntar à turma se a pedra esta em repouso ou em movimento. Enquanto a pedra estiver sendo puxada, repetimos a pergunta.
Podemos perguntar para o aluno que puxou a corda, o que ele acha que “usou” para puxar a corda. De acordo com a Física, o que altera a velocidade de um corpo é a força.
Agora, vamos pedir que dois alunos puxem a corda. Depois três, quatro, cinco,... Cada vez que acrescentarmos um aluno à corda, devemos perguntar aos demais o que está acontecendo. A resposta esperada é que a pedra está se movendo mais rapidamente. Se chegarmos a esta resposta, devemos perguntar o porquê. Devemos utilizar muita criatividade para fazermos perguntas que conduzam à conclusão que a velocidade está mudando (aceleração) devido a força que está aumentando.
Devemos também retirar alunos da corda e repetir as perguntas para observarmos a inversibilidade da ação, isto é, diminuindo a força ocorrerá a desaceleração. Agora perguntamos a você por quê?
É interessante que após qualquer atividade nos perguntemos se as perguntas feitas em aula foram as mais adequadas para ajudar os alunos na construção dos conceitos que propomos.
Solange Moreira Vicente 1o. periodo turno vespertino
Solange, atividades desse tipo desenvolvem a psicomotricidade e explora os movimentos corporais. Jogos e brincadeiras são excelentes recursos para desenvolver tais habilidades.
ExcluirAbraço,
Olá Professora!
ResponderExcluirEu aplicaria essa aula http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11708, pois acho muito importante a conscientização desde cedo sobre a preservação do meio ambiente. Gostei muito dessa aula por que através de uma oficina as crianças entenderia muito bem o que acontece quando transformamos um rio em depósito de lixos. Esta aula, eu aplicaria a uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental na disciplina de ciências.
Nome: Juliana Costa
Período: 1°
Turno: Tarde
Beijinhos !
Olá, Juliana.
ResponderExcluirÉ preciso detalhar melhor a atividade proposta.
No aguardo.
Olá Profª Adriana. O que poderia ser trabalhado nos anos iniciais do ensino fundamental é a competição educativa pois além de ser uma prática dinâmica na maneira de ensinar e educar , é uma grande proposta para que a criança tome conhecimento de algo ou assunto e elaborá estratégias ´pós se deparar com problemas . Isso , estimulará as ideias e fará com que o aluno através de atividades esportivas , fazendo parte : regras , lealdade , respeito aos outros , ideias olímpicas de união interagindo entre eles . Caso algum aluno não goste de praticar esporte ou não queira participar de nenhuma atividade que envolva se movimentar , ele não estará isolado . Fará parte do Jornalismo , responsável pelo mural ou até mesmo parte da comissão de avaliação . Muito obrigado pela atenção , o que acha ?
ResponderExcluirhttp://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/PAN3.pdf
JOÃO GABRIEL BARBOSA DE SOUZA 1° peíodo tarde PEDAGOGIA :)
olá, João. A descrição da atividade ficou um tanto quanto confusa, mas, ao ler o material selecionado por você, foi possível compreender melhor a proposta de trabalho. O ato de jogar traz inúmeros benefícios para os alunos e favorece a criação de um ambiente colaborativo de aprendizagem.
ResponderExcluirGrande abraço.
Professora, achei interessante o jogo de quebra-cabeça do Brasil que se encontra no site http://www.cambito.com.br/games/brasil.htm . Eu o usaria nas aulas de geografia, para fixar de forma lúdica os nomes dos estados, capitais e suas localizações no mapa do Brasil. No mesmo site também se encontram outros quebra-cabeças sobre os continentes que poderiam ser utilizados posteriormente na mesma matéria.
ResponderExcluirAdriana Norberto de Farias – 1° período - Tarde
Ótima sugestão, Adriana. Como professores, podemos estimular a aprendizagem por meio de jogos pedagógicos como este que você acaba de apontar. Os jogos estimulam diferentes habilidades e desenvolvem o pensamento autônomo.
ResponderExcluirAbraço.
Olá professora,
ResponderExcluirSou do período da tarde, as prática das atividades são de essencial importância como é demostrado no vídeo Paul Freire Contemporâneo (encontrado no site www.dominiopublico.gov.br) apesar da história e das obras mencionadas sobre o autor, são as formas de atividade realizadas que me chamou a atenção, o contato direto com algo físico é bem mais apreciado do que apenas teorizar o assunto. Por exemplo a prática da horticultura. Fazer as crianças literalmente meter as mãos na massa. Este seria um tipo de aplicação necessária.
Então me responda... Como você pretenderia conduzir a aula sobre a horticultura?
ExcluirCuidado e analise da turma. Cada aluno cuidará de uma determinada planta... eu daria sementes e mudas, espécies variadas, e cada um, ao longo de cada bimestre, traria um relatório de observação dos cuidados e desenvolvimentos das plantas, e teria fotos como prova... a prática e a teoria na mesma instância.
ExcluirOlá Professora!
ResponderExcluirEu aplicaria essa aula http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11708,pois através desse experimento mostraríamos o que acontece com o rio, quando ele é tomado de lixo,causa do transbordamento, levando em conta as enchentes e também os seres vivos que vive nesse habitat.Seria uma aula bem lúdica onde as crianças obteriam uma noção de como os rios sofrem com a grande quantidade de lixo que nós jogamos.Contudo acho muito importante a conscientização desde cedo sobre a preservação do meio ambiente, já que ultimamente vem sendo uma grande preocupação para a sociedade.Esta aula, eu aplicaria a uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental na disciplina de ciências.
Nome: Juliana Costa
Período: 1°
Turno: Tarde
* Refeita a atividade.
Abraços!!
Perfeito, Juliana! Imagino que a aula seria bastante prazerosa para as crianças.
ExcluirOlá
ResponderExcluira todos
A atividade educação no trânsito, poderia ser interessante para o ensino fundamental, podendo-se utilizar o vídeo fonte: http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0 o qual contribuirá para que haja uma reflexão dos alunos em sala de aula, do comportamento dos condutores de veículos.
Esclarecer aos alunos sobre as sinalizações, os cuidados que devem ser tomados pelos pedestres, automóveis, bicicletas, nas ruas e a utilização dos devidos equipamentos de proteção.
Att
Jesusa R - Primeiro período – Turno tarde .
Fonte do recurso
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23850 – 31 /05/2013
A educação no trânsito faz parte do currículo escolar e deve ser constantemente abordada ao longo da formação. Boa sugestão.
ResponderExcluirAbraço,
Adriana, Sou Alessandra Teixeira de Souza, aluna do Primeiro Período de Pedagogia, Manhã, ISERJ.
ExcluirEntrei no banco internacional de objetos educacionais e assisti um vídeo muito interessante para uma das turmas de educação infantil no endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov/handle/mec/11593
O vídeo faz um alerta de forma lúdica sobre a poluição nas marés. Mostra o lixo que as pessoas jogam nos rios. Com essa aula as crianças já poderiam conscientizar-se sobre a importância de cuidar da natureza em prol de um futuro melhor.
Um abraço!
Excelente sugestão, Alexandra. Atrocidades como está fazem com que as crianças se conscientizem de que 'e preciso preservar o meio ambiente desde cedo. Só senti falta de como seria a aula por vc ministrada...
ExcluirOlá a todos! Profª Adriana, os sites que a senhora disponibilizou são interessantíssimos! Os que mais chamaram a minha atenção foram o "Domínio Público" e o "Portal do Professor".
ResponderExcluirPensei em uma atividade para crianças entre o 1º e o 3º ano, que estão se alfabetizando, iria então ao site do "Domínio Público" e acessaria o Link "Hinos Brasileiros", trabalharia o Hino Nacional, ou seja o civismo, o pertencimento à Pátria, articulado a Língua Portuguesa.
Os alunos aprenderiam o Hino Nacional através de atividades que são propostas na alfabetização, tais como: trabalhar com as rimas que compõem o Hino, procurar o significado das palavras que não conhecem, fazer uma cruzadinha com as palavras- chave do Hino Nacional, usar a preguicinha entre outros recursos.
Poderia também usar as dicas de aulas que se encontram no Portal do Professor do Mec sobre o tema do Hino Nacional e enriquecer o aprendizado das crianças.
FONTE:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13609
http://www.dominiopublico.gov.br/download/som/me000001.mp3
Att,
Luana Lima- Informática Educativa- Manhã
Perfeito, Luana. Tenho certeza de que a aula seria bastante interessante!
ExcluirAbraço,
Olá Adriana,
ResponderExcluirUsaria o livro "Deixa eu Falar", publicação do MEC e distribuido nas escolas, que tem como objetivo estimular o diálogo com as crianças da Educação Infantil. Elas poderiam confeccionar seus próprios livrinhos, com suas idéias e ilustrações, suas opiniões sobre assuntos como família,comunidade, educação,saúde, exposiçlão à mídia, meio ambiente, cidadania, violência,diversidade e vários outros. Isso ajudaria na integração com os amiguinhos, na troca de experiências e valores.
MEC/Portal do Professor/Publicações/Educação Infantil
Bjs Leila Mª de S. Rocha - Pedagogia I - Manhã
Isso mesmo, Leila. As crianças estariam envolvidas em uma atividade prática enriquecida pela troca de experiências. Grande abraço,
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, gente...
ResponderExcluirEu trabalharia o sistema solar. Ela traz vários aspectos que podem ser trabalhado com as crianças em diferentes idades e anos, pois trabalha a criatividade da criança e sua memoria, perguntando aquilo que ela já sabe, e o que ainda não sabe mais esta aprendendo com os outros alunos. A escrita e o desenho como forma de expressão, a observação. Poderia ser trabalhado com crianças do ensino Fundamenta como da Educação Infantil, + vai depender da abordagem e do aprofundamento do assunto. De acordo com as aulas, as atividades são diversificadas e interessantes para a aprendizagem delas e com vários momentos. Segue o link com a sugestão : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27936 .
Gisele Pereira/ Curso Pedagogia- 1° Periodo(Manhã)
Me diga, Gisele. Como seria a aula??
ExcluirIniciaria a aula fazendo um circulo com os alunos, onde seriam levantadas questões, como: Por que não vemos o sol durante a noite? Por que o sol parece tão grande em relação às outras estrelas que vemos no céu? O que é o sol? Como é o sol?
ExcluirComo seria a vida no planeta Terra sem o sol?
Tais perguntas traria a reflexão dos alunos em relação ao tema. Conversaríamos sobre essas questões iniciais. Complementaria na roda com a leitura do texto disponível em: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/sol.htm.
Organizaria as informações procurando responder as questões levantadas. Depois faríamos uma atividade de registro individual ou em duplas em que as crianças possam responder as perguntas abaixo.
Como seria o nosso mundo sem a luz e o calor do Sol?
Por que o sol é considerado uma estrela?
Seria feito um painel com as respostas e os desenhos da turma.
Passaria um vídeo que mostrasse a dimensão do sistema solar.
Em seguida, faríamos um experimento simbólico, de como funciona o movimento de rotação e translação.
Disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/movimentos-terra-como-trabalhar-sala.htm
Numa única aula não seria possível fazer toda a sequencia dos conteúdo que se seguem, então precisaria de outras aulas para que terminasse esse conteúdo.
Olá!
ResponderExcluirEu achei encantador um material no Portal do Professor para ser trabalhado nos anos iniciais do ensino fundamental.
O material tem como objetivo estimular o gosto e o interesse do público infantil pela leitura, enriquecendo o vocabulário, estimulando o imaginário, o raciocínio e a percepção individual, contribuindo assim para o processo de crescimento cultural de tais crianças.
São livros animados disponíveis no: http://iguinho.ig.com.br/zuzu/livro.html
Esse material torna a leitura encantadora para as crianças. Muito bom!
Ana Carolina A. de Carvalho/ Curso de Pedagogia/ 1º Período - Manhã
Ana, você deve sugerir uma prática educativa...
ExcluirNo aguardo,
Bom Tarde,
ResponderExcluirProfª Adriana, usaria o material que esta disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20061, em uma turma de 1º ano, estimularia a cooperação, o trabalho em equipe, a interação da turma e o principal o reconhecimento das letras e a formação de palavras simples e do meio deles, em uma atividade fora da sala de aula, o que aumenta a percepção. O fato das crianças "tocarem" nas palavras estimula a visão, a leitura, de uma forma diferente quando elas apenas copiam.
Raquel Santana da Silva - 1º período -Tarde
Como seria a aula?
ExcluirEntão professora, a primeira atividade seria na própria sala todos em um só grupo em pé, e próximo a eles um bambolê do chão com placas com o alfabeto, e assim seria iniciada a procura de cada letra que iniciasse o nome da criança, aquele que apresentasse dificuldade poderia ser auxiliado por um colega. Assim estimulando a cooperação, trabalho em equipe.
ExcluirA outra atividade seria trabalhar as sílabas utilizando as imagens de frutas expostas no quadro e as sílabas já prontas em cima de uma mesa, a turma seria divida em grupos e os mesmo manipulariam as sílabas fixando-as ao lados das imagens. Assim estimulando o trabalho em equipe, o raciocínio, rapidez e competição.
E a outra atividade seria individual ao qual cada aluno receberia letras suficientes para a formação dos nomes de seu pai, mãe e irmãos. Estimulando a concentração, habilidade em formar palavras, principalmente nomes próprios. Fazendo que cada aluno no final da tarefa apresentasse sua família para toda a classe e assim toda a turma teria exemplos variados de nomes enriquecendo assim o vocabulário.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfª Adriana
ResponderExcluirBoa noite ! Do material pesquisado, o que mais me interessou foi um vídeo disponível em
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=156710
Esse vídeo faz parte do programa Livros Animados do Canal Futura e esse, especificamente, traz algumas histórias sobre os animais da África para crianças de, aproximadamente, 6 a 8 anos. O vídeo se passa no Zoológico, mas eu o utilizaria primeiro em sala de aula para depois, se possível, levar as crianças para esse aula externa. Depois disso, em sala novamente, trabalharia com as crianças algumas características desse animais.
Glaucia Cristina Iorio de Oliveira - 1º Período - Manhã
Como seria a aula?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirInicialmente, começaria com uma conversa com as crianças, falando sobre os animais que elas conhecem, perguntando se já foram ao zoológico e como foi a experiência, deixando que elas se expressassem a respeito dos animais. Depois disso, passaria o vídeo. Após o vídeo, caso a ida ao zoológico fosse possível, iríamos e na aula seguinte, eu proporia uma atividade em sala que poderia ser como uma brincadeira. Uma criança falaria o nome de um animal observado e, em seguida, as outras falariam características dele, Físicas, comportamentais e alimentares. Mas tudo de forma simples, devido à idade das crianças. Eu também poderia mostrar uma ficha com o nome do animal para que elas falassem as características. Caso a visita não fosse possível, poderia ser feita uma atividade de associação, entre a imagem do animal (levada por mim) e algumas características. Também poderia solicitar que as crianças pesquisassem imagens desses animais em casa para trabalharmos suas características na próxima aula.
ExcluirApaixonada pela musica e violinista,decidi estudar pedagogia a fim de repartir um pouco do amor que possuo através da musicalização. Eu montaria um plano de aula a fim de estimular a percepção sonora dentro e fora de sala de aula. Depois da da exibição do filme "O Som do Coração", as crianças seriam levadas para fora de sala para que percebam e fiquem atentas a todos os sons e ruídos, retornando a sala de aula, projete novamente do filme e chame a atenção de todos para as vozes dos colegas. Destaque como vários sons às vezes passam
ResponderExcluirdespercebidos, como se fossem apenas parte do ambiente. Depois é cantada uma musica com as crianças. Pedindo que elas tentem reproduzir com instrumentos de percussão ou outros que tiver disponíveis os sons que ouviram durante a aula aula, observando os sons que as crianças ouviram e a forma que eles reproduziram.
Sheila Dornelles, 1 semestre pedagogia, tarde.
o material foi pesquisado no site www.revistaescola.abril.com.br
ResponderExcluir?
ResponderExcluirAchei as histórias infantis do site muito interessantes e de fácil entendimento e as usaria para fazer atividades com turmas de 1º e 2º ano para estimular a prática de leitura e interpretação, faria também exercícios como os que aparecem no final de alguns dos livros como o da Borboleta Azul.
ResponderExcluirAluna: Isabel Oliveira da Silva
Pedagogia 1º período - manhã
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do?first=50&skip=0&ds_titulo=&co_autor=&no_autor=&co_categoria=33&pagina=1&select_action=Submit&co_midia=2&co_obra=&co_idioma=1&colunaOrdenar=null&ordem=null
Olá professora, eu vi no portal do professor.(mec)
ResponderExcluira pesquisa das plantas medicinais e os benefícios para saúde e preservação do meio ambiente.Colocaria para turma do 5°ano do ensino fundamental a necessidade da preservação, com atividades de plantio, de mudas, de ervas medicinais e um trabalho em grupo sobre reflorestamento nas áreas atingidas pelas queimadas e depredação do homem. Muitas regiões vivem dessa cultura,da cura através das ervas medicinais, como exemplo os povos indígenas,como nosso Brasil tem diversidade de ervas e como temos que ter consciência de cuidar do que é nosso não só em termos de saúde mas em termos de sobrevivência num mundo onde precisamos das florestas e toda natureza de modo geral.
Olá, boa tarde!
ResponderExcluirEu trabalharia com Histórias Infantis: um espaço para fazer ginástica. Com crianças do 1° ao 3° ano do ensino fundamental, crianças entre 6 a 8 anos.
Esta aula é indicada para que os alunos aprendem a interpretar informações presentes nas histórias infantis, vivenciar e explorar movimentos da ginástica, expor suas ideias e ouvir as ideias dos outros colegas e professor, desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas.
Esta aula poderá ser desenvolvida com crianças de 05 a 07 anos de idade, pois ajudam a leituras das histórias que fazem parte do imaginário da criança, além de desenvolver o interesse lúdico durante a vivência da “ginástica historiada”. Faz-se necessário que o aluno esteja no processo de alfabetização, reconhecendo letras do alfabeto e palavras de modo que possam compreender as histórias contadas, interpretá-las e expor seus pensamentos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49984
Gabriela F. dos Santos/ Curso de Pedagogia/ 1º Período - Manhã
Olá professora,
ResponderExcluirO conteúdo que eu trabalharia na Educação Infantil está disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19955
E a prática educativa seria a seguinte: Conhecer o abecedário e sua pronúncia.
Na primeira aula daria para os alunos pintarem as letras do alfabeto.
Na segunda aula todos em grupos, organizariam as letrinhas na ordem alfabética. Elas estariam todas espalhadas e embaralhadas pela sala. Os alunos teriam que encontrá-las para concluir a tarefa. Depois de tudo organizado, escutaríamos a pronúncia.
As crianças iriam aprender se divertindo e estimularia o trabalho em equipe desde cedo.
A atividade é em espanhol mas a minha seria em português mesmo.. haha
Karyne Marotto - 1º período - Tarde - Turma: 3211
Olá Professora
ResponderExcluirTrabalharia na Educação Infantil com contos clássicos esta disponível em :http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49885
Faria uma rodinha e cada crianças contaria um conto, além de usar livrinhos.Logo após pediria para criarem um texto baseado em algum conto e passaria um vídeo de um clássico infantil.Assim contribui na leitura ,produção de texto e desenvolveria a criatividade usando a imaginação.
Adriana da Silveira Lima - 1º período-Manhã /Curso de Pedagogia
Olá Professora, Pesquisando no portal do professor do Mec me interessei por muitas atividades que utilizaria em uma aula, mas gostaria de destacar essa que estimula o gosto pela leitura, e leva os alunos a terem contato com livros em bibliotecas tendo assim prazer em frequentar esse espaço e tomando gosto pela leitura, aplicaria essa atividade em aula de Língua portuguesa para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental com objetivo de despertar neles o prazer pela leitura desde o início. O site pesquisado é http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49970.
ResponderExcluirSou A aluna Elizangela Ferreira de Mendonça do 1º Período da Manhã. Boa tarde.
Prof. Adriana,
ResponderExcluirDentre os conteúdos educacionais expostos , um dos que eu usaria seria o método de introduzir o hábito de leitura com as crianças. Principalmente pela cultura no Brasil, onde as crianças não possuem esse hábito. Para isso usaria o método apresentado no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49970
Primeiro passo: Convidar as crianças para se sentar em roda para ouvirem a história: (Uma viagem inesquecível)
Segundo passo: Explorar a história com as crianças por meio de perguntas.
Terceiro passo: Programar uma visita à biblioteca da escola para conhecer os livros mais recentes adquiridos. O ideal é que o professor vá com antecedência ao local e liste as obras mais recentes e que sejam destinadas às crianças, garantindo, no momento da visita, o auxílio aos alunos na localização dos mesmos. Cada aluno deverá pegar emprestado um livro.
Valeria Arruda – 1° Período- Tarde
Olá, Professora Adriana. A aula "Aprendendo com os Animais" que está no Portal do Professor é interessantíssima, pois podemos desenvolver a escuta, a comunicação oral e ampliar o universo discursivo das crianças,trabalhar o processo de alfabetização e letramento, vivenciar jogos, experimentar desafios, explorar materiais com variadas possibilidades e confeccionar um jogo da memória, além de conhecer um gênero musical. A prática educativa proposta para iniciar a discussão com as crianças através de uma roda de conversa, fazer questionamentos prévios para aguçar a curiosidade das crianças em relação à temática, bem como identificar os conhecimentos já adquiridos por elas.
ResponderExcluirOlá. Prof.Adriana.
ResponderExcluirEu usaria o vídeo "Da onde vem a eletricidade", encontrado no link: http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me000729.mp4
para em uma aula de ciências além da explicação proposta no vídeo, iniciar também as crianças no tema da sustentabilidade e segurança com relação a eletricidade e aparelhos elétricos.
Marcio Lyra - 1o periodo - tarde
Claro que uma apresentação básica orientando sobre desperdício e perigos da eletricidade. Ab.
ExcluirA Atividade seria contação da história "A borboleta Azul para turma de Educação Infantil(creche) com o objetivo de, além de falar da importância da preservação dos animais na natureza,desenvolver a oralidade das crianças com perguntas relacionadas ao texto como cores, animais e outros temas que seriam explorados de acordo com a fala das crianças
ResponderExcluirAna Maria 1º período - tarde
Boa Noite!!!Prof.Adriana
ResponderExcluirsou Heloisa Helena 1° período turno da tarde.
Minha aula foi tirada do sitehttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19258
Usaria a Dvd da Xuxa q fala sobre o corpo humano e depois dessa brincadeira.Conversaria com eles sobre a diferença de cada ser humano.
Faria no papel pardo o contorno do corpo de cada um e eles iriam procurar fotos de parte de corpo,parecida com característica do seu corpo.
Olá professora Adriana. Eu usaria o áudio "a casa feia" do link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8616 para uma aula com crianças dos anos iniciais. Primeiro iria desenvolver uma conversa sobre respeito à opinião dos outros (pois a história aborda a opinião de outros animais na casa do gato). Depois iria propor a confecção do livro com base na história, para desenvolver o processo de alfabetização e desenvolver a criatividade dos alunos.
ResponderExcluirKenia Menezes- Pedagogia/ 1ºperíodo- Manhã
Boa noite, prof. Adriana.
ResponderExcluirEm um primeiro momento eu utilizaria o aplicativo no qual eu tive acesso no link http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10846 trabalhando com eles completar textos; Em seguida utilizaria com os alunos livros de imagens, sem textos, para que eles elaborassem uma história a partir das cenas do livro, e em um outro momento faria o inverso , contaria a eles uma história e pediria a eles que ilustrassem esta história usando sua criatividade, desenvolvendo, assim, a capacidade interpretativa e cognitiva dos alunos, e a criatividade, acostumando os alunos a pensar, saindo do estado de conforto daquilo que já está pronto, daquilo que eles podem apenas decorar.
Abçs.
Thais Costa dos Anjos - Pedagogia- 1º Período -Manhã. T:3111
Olá professora ,
ResponderExcluirusaria a história "Conto ou não conto ?" , de Abel Sidney (link: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000337.pdf ) , numa turma de alfabetização para mostrá-los que não devemos ficar ouvindo conversa alheia , nem contar para outras pessoas o que elas nos contam . Tentaria encontrar exemplos na própria sala de aula , mostrando o valor da amizade e da cumplicidade , para que entendam que é necessário a confiança , e que não é só nos nossos amigos que encontramos isso , elevaria o papel dos pais nessa área . Daria exemplos de cumplicidade e confiança , para que eles possam desenvolver essa questão da confiança .
Estaria usando essa temática ,pois acredito que não adianta apenas o professor ensinar a ler e escrever , a contar , mas que também não é apenas papel dos pais mostrar o que é certo ou errado . O professor é um exemplo para a criança então , acredito que ele seria uma pessoa em que a criança confiaria para tal.
Faria também uma dinâmica , onde eles escreveriam em um papel um segredo seu , e guardaria dentro de uma garrafa ou caixinha , e entregaria à alguém que confiasse esse segredo .
Estaria fugindo um pouco dos padrões de alfabetização , mas acredito que esse tipo de trabalho deve ser feito para que não seja apenas a formação de um indivíduo inteligente , mas também de uma pessoa de caráter .
Thaysa Alves Fernandes - ISERJ - 1º Período - Tarde
Olá professora, meu nome é Hyago Fernandes. Sou do primeiro período do turno da tarde. Eu utilizaria de artes sênicas para ensinar histórias. Através de práticas do teatro, envolveria alunos na busca pela história. Despertar o interesse dele através de pesquisas dos personagens.
ResponderExcluirOlá professora! Depois de pesquisar, conclui que os jogos didáticos como a "forca", por exemplo, além de muito divertido ainda ajuda na alfabetização. Eu trabalharia também com as formas geométricas e com certeza música. A música ajuda a fixar a aprendizagem.
ResponderExcluirOi Adriana, eu achei todos os sites muito interessantes, e aproveitando o momento presente,optei por "Festa Junina:cada um pega seu par", para o 3º ano do ensino fundamental, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49757.
ResponderExcluirEu arrumaria a turma em círculo, para uma conversa sobre a história da "Festa Junina", valorizando-a como componente do folclore brasileiro, com sua culinária,seus trajes,danças e brincadeiras típicas; e regatar as tradições folclóricas da nossa
Festa Junina. Em seguida, estimularia a turma com perguntas como:
-Quem já foi a uma festa junina? Conte como foi.
-Quem conhece um prato típico dessa festa?
-Quem já brincou de "quebrar a moringa", "corrida do saco" ou a do "ovo na colher"?
-Alguém aqui já casou no casamento caipira?
-Quem gosta de canjica?
Se for uma sala de aula com os recursos das novas tecnologias, passaria um vídeo sobre o tema, com música para eles assistirem cantando, e em um momento de descontração, possam escolher o seu par
para uma dramatização, tornando a aprendizagem muito mais significativa.
E como atividade de casa, uma pesquisa com recorte ou internet, que terá como objetivo, descobrir as características das festas juninas nas diversas regiões do Brasil.
Abçs, Sandra M B Villar - Pedagogia-1º período(manhã).
Olá Professora Adriana,
ResponderExcluirComo proposta de incentivar as crianças a interessar-se em conhecer o universo artístico, eu apresentaria a série de animação "A galeria de arte de massinha" da TV Escola.
Esta obra visual apresenta as obras de grandes pintores às crianças, a fim de introduzi-las ao universo artístico.
É um vídeo bem interessante e os alunos aprenderão divertindo-se.
Segue o link também disponível no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=7c8qb9B_DH0 . Esta representa obras de Claude Monet.
Gostaria de agradecer esta oportunidade de expressarmos as ideias referente a reflexão que tivemos baseados nos sites sugeridos.
Att Isac da Costa Peixoto
Aluno do Curso de Pedagogia. 1º Período - Tarde